sexta-feira, 29 de abril de 2011

Firenze - Escola de Italiano

A minha estadia em Firenze tem sido fantastica. Ficar em uma unica cidade por um tempo e me permitir viver um pouquinho dela a cada dia foi de fato uma decisao acertada.

Como disse no comeco minha intencao era fazer um curso de duas semanas para dessa forma ter contato com outras pessoas e conhecer um pouco do lugar.

Estou estudando em uma escola que se chama Lingua
Viva. Os professores sao italianos e ha diversas atividades fora do horario de aula. Tenho percebido que devido as aulas diárias e ao contato diário com situações cotidianas meu aprendizado tem sido bem mais rápido. Claro que tambem credito muito disso a minha professora Elizabeta que eh um verdadeiro amor. muito engraçada ela torna a aula ainda mais interessante e nos faz buscar pelo aprendizado constante.

Em geral as atividades ;sao pagas quanto eh necessario pagar pelo ingresso.

Na quarta-feira formos ao Duomo. Mas o valor que pagamos foi essencialmente o correspondente ao ingresso A minha estadia em Firenze tem sido fantastica. Ficar em uma unica cidade por um tempo e me permitir viver um pouquinho dela a cada dia foi de fato uma decisao acertada.

Como disse no comeco minha intencao era fazer um curso de duas semanas para dessa forma ter contato com outras pessoas e conhecer um pouco do lugar.

Estou estudando em uma escola que se chama Lingua Viva. Os professores sao italianos e ha diversas atividades fora do horario de aula.

Em geral as atividades somente ;sao pagas quanto eh necessario pagar pelo ingresso.

Na quarta-feira formos ao ;Duomo. Mas o valor que pagamos foi essencialmente o correspondente ao ingresso e nada mais. E neste caso o guia que segue conosco eh um professor da escola, com conhecimentos diversos que nos explica sobre a historia da cidade, o porque do formato das ruas ou ainda a historia por trás das pinturas do Duomo. Eh simplesmente fascinante. Vemos como eles tem orgulho da cultura e do que construiram ao longo do tempo. O melhor eh que tudo eh explicado em italiano, o que nos da a oportunidade de aprender e praticar ainda mais.

Em geral, conseguimos compreender bem o italiano, mas falar eh uma outra eh falar e ser entendido!



Em geral, conseguimos compreender bem o italiano, mas falar eh uma outra coisa!

Firenze - Escola continuação

Na sexta-feira a atividade foi uma palestra muito interessante sobre a história da culinária italiana. E posso afirmar com toda convicção que não há livro no mundo que possa contar essa história tao bem e com tanta paixão quanto um italiano!

Tudo isso aliado a uma estrutura razoável que as vezes peca por desorganizacao mas reverte tudo com muita boa vontade e atenção tem me dado um grande suporte e feito com que essa experiência seja realmente única! E mais ainda com que eu recomende!

Como de costume algumas dicas:
-embora a escola ofereca cursos intensivos, pelo menos em relação a esta escola, opte pelo curso padrão de 3 horas diárias. Voce poderá fazer varias atividades, terá tempo para conhecer a cidade e, aqui pra nos, a diferença sao apenas algumas poucas horas a mais de conversacao, que não acontecem todos os dias!
-quando fizer a opção de alojamento, pense bem sobre o que deseja. Alguns alunos que ficaram em casa de família sentem- decepcionados por não haver convívio ou pratica em suas casas.
- existem cursos extra pagos, geralmente em escolas conveniadas. Deixe para fazer a opção quando chegar. Algumas aulas sao bijuri boas, porém outras segundo relato dos alunos deixam muito a desejar.
-epor ultimo, por mais agradável que seja conversar com alguém da sua terra, tente relacionar-se tambem com os alunos de outros países, se não para praticar italiano, mas tambem para ter a oportunidade de conhecer um pouco mais de outras culturas!

Firenze e o vinho

Não sou uma conhecedora de vinho. Na verdade pra mim nunca houve diferença entre um Csileiro del diablo e um bom sangue de boi!

Mas agora, visitando a Toscana e principalmente conversando com a minha professora, cada vez que sento para tomar um vinho paro para prestar atenção. De fato há vinhos que somente o perfume já nos trazem um sentimento de alegria, sao vinhos com perfume frugal, como um chardonnay, vinho branco seco mas com um aroma delicioso, ou vinhos tinto como o montecucco, tambem toscano feito com uvas giovanesas.

Em Firenze conheci um ótimo lugar para experimentar vinhos. Chama-se "Le volpi e l'uva", foi indicado pela minha professora. Embora vizinho a Ponte Veccio, onde os preços costumam ser altos, este lugar tem preços razoáveis e acessíveis. Pode-se tomar uma boa taça por valores entre 3,50 e 8 euros.

Há lugares mais baratos eh verdade, mas esse em especial me agrada por não ser tao cheio e possuir um ambiente bastante agradável. Há tambem a possibilidade de de experimentar um prato comqueijos e salames diversos, apresentados pelo garçom com as instruções de qual ordem de deve usar para exerimenta-lis, indo do mais forte ao msis suave.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Finalmente Firenze!!!! - Acomodaçao

Florença ou Fireze sera minha casa pelas proximas duas semanas. Como disse no começo decidi fazer um curso de italiano para curtir um pouco uma cidade e ter um pouco de contato com as pessoas do lugar.

Optei por Florença por ser um dos diversos berços de arte e cultura na Italia.

Através da STB me matriculei na escola "Lingua Viva" e através da STB e da escola reservei acomodaçao em um apartamento com quarto privativo.

Passados alguns percalços descritos no post anterior, estou muito bem instalada em um apartamento proximo ao centro de Florença.

O apartamento é muito grande e no momento estamos apenas eu e uma outra estudante de origem japonesa. Tudo é muito organizado, a proprietaria é bastante atenciosa, me deu varias instruçoes sobre o local, uso de maquina de lavar, roupa de cama e banho. Cada uma de nòs tem sua propria chave, o quarto fica trancado e podemos usar a cozinha, comprar coisas em supermercado e fazermos nòs mesmas.

Ponto negativo: o chuveiro, quer dizer... a ducha, ainda nao consigo passar sabonete, segurar a ducha e me molhar ao mesmo tempo, falta pelo menos mais um braço para conseguir esta façanha!!

Pontos positivos: a localidade, o espaço e a privacidade. Sinto que estou na minha casa, a unica diferença é que o banheiro e a cozinha sao divididos com alguem que eu praticamente nao vejo. Poder lvar roupa também é uma ajuda e tanto para quem està viajando.

Foto do quarto em que estou acomodada

Preço pela escola: 300.00 euros por 13 dias e um calçao de 100.00 euros, ambos pagos direto ao proprietario.

Arrivederci Genova!!!! Ciao Pisa!?!

Como se tratava de um feriado, quando comprei minha passagem de trem em Milano para Genova, comprei também a passagem de Genova para Firenze. No entanto nao havia trem direto e eu teria que trocar de trem em Pisa.

Neste ponto tenho que manifestar um descontentamento com a STB de Brasilia. Ha cerca de tres semanas entrei em contato com o agente que me atendeu solicitando os dados e a confirmacao da acomodacao em Firenze, onde vou fazer um curso de duas semanas.

Enviei varios e-mails, cada vez ele me pedia uma informaçao diferente, e na véspera do feriado de 21 de abril no Brasil ele me informou que estava so aguardando a confirmaçao da escola na itàlia. Pois bem, se eu tivesse aguardado, estaria esperando até hoje, porque ele nao me mandou e nao fez nenhum contato.

Eu mesma liguei para a escola em Firenze, na mesma hora eles me enviaram a confirmaçao e o contato da pessoa responsavel pelo apartamento onde estou por e-mail.

Bem, conversei com a Sra. Paola, responsavel pelo apartamento e como se tratava de um domingo de pascoa, ela estava preocupada com o horario da minha chegada. Entao, aproveitei e a informei que uma vez que eu teria que fazer troca de trem em Pisa, iria ficar na cidade algumas horas e seguiria para Firenze ao final do dia.

Entao, foi exatamente o que fiz, sai do trem em Pisa, coloquei a bagagem em um luggage ( 6.00 euros) e sai para andar pela cidade.

Estava tudo fechado, mas sinceramente, Pisa nao tem muito o que conhecer, a cidade é bem pequena.

Segui para a Torre de Pisa, que realmente é inclinada, passei pela Piazza e pelo Batistério.

Informaçoes Gerais:

- Para subir na Torre, entrar na igreja, no batistério ou no museo é cobrado ingresso, os preços sao:
   Torre: 15.00 euros
   Somente o museo 2.00
   Museo , batisterio e igreja 5.00
- Ao sair de Pisa de trem tome bastante cuidado na entrada, pois ha muitos turistas que fazem a mesma coisa, passam por Pisa a caminho de outra cidade, e é uma correria e empurra-empurra para entrar no trem, ja que este para por cerca de 5 minutos e nao ha lugar marcado.
- Mais uma vez, se for comer ou tomar um gelatto o faça longe da Torre de Pisa, a diferença foi de 1 euro, 2.50 perto da Torre, 1.50 no caminho para a estaçao.
- A viagem de Pisa para Florença de trem leva cerca de 1 hora. Ao chegar em Florença ha duas estaçoes, uma no suburbio e outra bem no centro.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Manifestação popular....

Estava eu descansando no quarto em Firenze quando ouvi um monte de gente falando ao mesmo tempo e como boa curiosa que sou corri para janela para saber o que acontecia... Descobri que alem do Ângelo, hoje tambem eh dia da libertação italiana do facismo e da Alemanha.

Achei no blog abaixo uma explicação interessante que gostaria de publicar para avisar aos turistas desavisados como eu:

http://www.minhasaga.org/2008/04/25-de-abril-dia-que-botamos-os-alemaes.html

Depois posto as fotos, foi bem interessante, de um lado manifestantes, do outro a tropa de choque com escudos, cacetetes e coletes, apenas para fazer proteção!
 

Genova - informações gerais

O preço do ônibus de turismo: 10 euros por cerca de 40 minutos. Só vale a pena se como eu você estiver com as pernas muito cansadas e com pouco tempo para ver a cidade!

Metro: 1.50 por 100 minutos, ou seja com o mesmo bilhete você pode entrar e sair de uma estação para outra dentro desse tempo. Há bilhetes de um dia, mas se quiser minha opinião, hospede-se próximo ao centro, conheça a cidade caminhando, se estiver muito cansada ou sem tempo aí sim pegue o metro, as estações sao bem próximas e a malha muito restrita.

Próximo ao aquário há diversos restaurantes de frutos do mar e claro pizzarias. Como sou alérgica não pude experimentar, então vou recomendar o restaurante onde almocei, um restaurante de um italiano que tem como proposta ser um pub inglês. Eles tem tanto comidas italiana quanto sandwiches ingleses e cerveja. E o melhor de tudo não cobra "il coperto", a taxa para voce sentar e comer.

Outra dica sao as padarias com doces e salgados, um melhor que o outro, elas ficam na lateral do teatro. Se voce gosta dos chocolates venchi, há uma loja no metro com muitos deles por 35 euros o kg, mais barato que em Milao.

Sobre o hotel: fiquei no Alexander, pois como de costume procuro hotéis próximos a estação e paradas de metro. Eh um hotel 3 estrelas. Não eh dos melhores nem dos piores. O staff eh atencioso, mas como eh próximo da estação recomendo cuidado ao sair. Outra particularidade eh o elevador que para no meio dos andares. Assim se voce esta no 5 andar ele vai parar no 5 e meio, onde voce desembarca com sua mala e desce um lance de escadas ate o 5 qndar (rsrsrs). Diária: 80 euros.
Neste caso dei azar porque estava acontecendo a Fieira di Fiori e os hotéis estavam lotados. Por isso este preço.
Vantagem: pode-se ir para a estação a pe. Mais ou menos 2 quadras.

Genova...

Passado o mal humor pela viagem de trem...

A cidade de Genova eh litorânea, e deve parecer bem mais atrativa em um dia de sol.
Apesar da chuva fina e do pouco tempo que tive para visita-lá: uma tarde! Ela me pareceu muito interessante.

A parte próxima da estação central de trem eh um pouco estranha. Fica bem próxima ao Porto e há muitos ambulantes por perto. As pessoas parecem desconfiadas. Masése você der uma segunda chance a cidade vera que no centro histórico há prédios gigantescos com fachadas belíssimas (embora mal conservadas).

Com pouco tempo para me deslocar optei por um micro ônibus coberto de turismo que passeia pela cidade pelo que eles definem como os principais pontos turísticos. Essa opção foi boa para ter uma idéia geral da cidade e selecionar os lugares que eu gostaria de visitar com mais calma.

A parte do Porto não eh muito bonita de se ver e tem um forte cheiro de peixe. No entanto eh onde fica o Aquário e o barco utilizado no filme Piratas
Achei mais interessante visitar o centro, onde fica o prédio da bolsa de valores que eh lindíssimo e o teatro carlo felice. Para ir ate lá basta descer na estação p. De Ferrari.

O metro nesta região eh bem restrito, com poucas estações , mas como a cidade tem muitas ladeiras, eh a melhor opção para poupar as pernas.

Arrivederci Milano, Ciao Genova!!!

No sábado pela manha me dirigi a stacione centrale e peguei um trem para Genova. Ocorre que esse sábado era véspera de Pascoa, e o feriado de pascoa na Italia acontece no domingo e na segunda, quando comemoram o giorno del'angello, ou seja, o dia em que o anjo anunciou que Cristo já não estava mais entre nos.

Agora, pensa só em qualquer pOnto de transporte, num sábado que precede uma segunda de feriado!!!! Um mundo de gente andando com malas, crianças e ovos de pascoa. Claro que as companhias de trem previram esse tumulto e acrescentaram um vagão a mais no trem para os extras! Eles só esqueceram de avisar os funcionários da plataforma!

A viagem de Milao para Genova e de aproximadamente 1 hora e meia. O meu bilhete indicava "carozza 030", que corresponde ao vagão 030, o qual não existe! Perguntei a um funcionário da plataforma o qual gentilmente me informou que se tratava de um "sbaglhio", um engano, e que eu deveria me dirigir a "carozza 003".

Contextualizando..... Minha mala pesa 21 kg, embora haja um espaço para colocar bagagem este espaço comporta apenas 8 malas de tamanho grande a médio para todo o vagão. Não havia mais espaço quando subi. Com a ajuda de uma moca italiana muito gentil consegui colocar a bagagem no bagageiro acima da poltrona em que eu estava, bem no meio do vagão.

Na segunda parada do tem descobri que o vagão 0030 de fato existia e que ficava no fina do tem, 3 vagões depois de onde eu estava. Dado o peso da mala, o deslocamento pó 3 vagões e meio com o tem em movimento, optei por permanecer onde eu estava, mas fazendo a viagem em pe, visto que a verdadeira ocupantes da cadeira havia chegado.

Em resumo foiuma viagem bastantecansativq escavei chegando em Genova de mal humor e para completar, com chuva!

Informações gerais:
Preço da passagem de 2a. Classe Milano -Genova 17 euros
Existem vários horários mas e bom comprar com pelo menos um dia de antecedência.
Leve água e algo para comer, embora haja um carrinho que vende bebidas e snaks eles custam mais aro no trem.
Ao fazer a bagagem tente usar uma mala pequena do tipo que se transportada ncomo bagagem de mão no avião!

sábado, 23 de abril de 2011

Dica importante.....

Primeiro, gostaria de dizer que tem um monte de fotos que eu queria muito estar postando, mas no momento nao estou conseguindo fazer isso, visto que na maioria das vezes tenho escrito a partir do meu celular. Mas assim que puder coloco algumas fotos.

Segundo, tem uma dica que esqueci de mencionar logo no começo e que pelo menos pra mim esta sendo muito vàlida:

Se voce tem um celular do tipo smartphone, ou seja, que acessa internet, logo na primeira cidade procure uma loja da tim (atè agora até em Como  tinha!) e compre um pacote de pre-pago que eles estao oferecendo. Com € 10.00 voce fica com um créedito de € 5.00 para ligaçoes e tem acesso a dados gratis por um mes (no meu caso o tempo perfeito), alem disso, ligacoes para o Brasil sao cobradas a € 0.15 o minuto, o que vale a pena para ligaçoes curtas!

Confesso que nao pesquisei outras operadoras, pode ser que haja outras promoçoes atée mais vantajosas, mas fica a dica!

Resumo de Milao!

A minha estada em Milao por hora é finita!! Foi bom aproveitar um pouquinho a cidade, e so para completar, gostaria de deixar como dicas:

1. Va a Piazza Duomo tanto de dia, para ir ao terraço, quanto a noite para ver a iluminaçao!
2. Por maior que seja a vontade, deixe para tomar um gelatto em outro lugar que nao perto da Piazza Duomo, la é bem mais caro! (Eu sei, ja tinham me dito e eu nao resisti!)
3. Se vai ficar pouco tempo, compre um bilhete de 24 horas, custa € 3.00 e voce pode entrar e sair do metro e dos trans quantas vezes quiser (isso é uma mao na roda quando voce esta cansada!!)
4. Por mais que andar de metro seja mais facil, deixe a comodidade de lado e pegue um bondinho (tram) da ATM, o bilhete é o mesmo do metro e voce ainda tem a oportunidade de observar a cidade e se localizar.
5. Se for seguir para outra cidade de trem, compre o bilhete com antecedencia!
6. Se quiser ver a Ultima Ceia, FAçA RESERVA!!!
7. Se precisar ir ao banheiro perto da praça do Duomo, ha uma loja de departamentos, com banheiro no 4o. andar.
8. Perto da Piazza Duomo ha uma lojinha de chocolates, experimente um de Gianduia ou Gianduiotti, voce vai descobrir que nao sabia o que era chocolate antes!
9. Leve um adaptador de tomada para 3 pinos (a nova padronagem no Brasil), ou equipamentos com pino redondo (aquela tomada antiga), as tomadas com pinos verticais (aquelas de risquinho!) nao sao usadas em Milao!

Lugares que visitei:

1. Duomo: a catedral em estilo gotico é muito bonita, cheia de detalhes (nao perca a chance de observar a Madonna de ouro bem no alto da catedral). A parte mais interessante pra mim foi poder subir de elevador até o terraço, e melhor ainda, poder sentar e admirar a paisagem la de cima.
    Despesa: € 8.50 para subir de elevador.

2. Palacio Realle: confesso que visitei so por fora, estava tendo uma exposiçao e consequentemente muita fila.

3. Castello Sforceso: gigante e suntuoso como tudo o que vi até agora na Itàlia, os entalhes sao muito bonitos e é encantador tirar uma foto logo na entrada. Ha um museo que pode ser visitado, mas dado o pouco tempo em Milao, decidi evitar museus, entao nao entrei.

4. Parco de Simphione: logo atras do Castello Sforceso, esse vale a pena visitar. A entrada é gratuita, existem alguns detalhes interessantes de ver, com pontes sobre um pequeno corrego, entalhadas com estatuas. No dia em que fui estava sol e como em toda a Europa, as pessoas estavam aproveitando, deitadas sobre a grama, crianças correndo e brincando, pessoas passeando com seus cachorros ou fazendo jogging. é um lugar bonito e gostoso para fazer uma pausa.

5. Stacione Centralle: suntuosa, muito bonita, olhe para o teto ou para o seu exterior e veja e beleza desta estrutura.

6. Galeria Vitorio Emanuelle: muito bonita, cheia de lojas com preços proibitivos, é um lugar para passear. Durante o dia é muito bonita e agitada, a noite com a iluminaçao fica ainda mais bela. Observe o teto, o piso, a beleza dos detalhes, e, claro, nao esqueca de dar uma rodadinha com o calcanhar no lugar onde ficava a genitàlia em uma gravura de um touro, dizem que da sorte (como nao custa nada, vale a superstiçao!!!).

7. Santa Marie delle Grazie: è a chiesa (igreja) onde fica a ultima ceia, quem leu os ultimos posts, ou as dicas acima ja sabe o que eu vou falar.... FAçA a bendita RESERVA!!! A igreja por fora é bonita, é tudo o que posso dizer!!

Ufa!!! Para um dia e meio até que foi muita coisa!!!!

.... i dopo uno vino!!!

Como me surpreendeu ainda mais apos a pausa para o gelatto!

Andando pelo centro da cidade, vi o quanto Como é acolhedora, uma cidade pequena, tipicamente turistica, com comerciantes de boa vontade.

Passei pela Catedral de Como, e definitivamente ela é belissima, uma das mais bonitas em que ja estive, e olha que sempre costumo visitar catedrais. Essa é toda em pedra branca, com detalhes em ouro, e em formato de cruz. Nao se paga para entrar como acontece em algumas igrejas, mas vale lembrar que se deve manter silencio em respeito as pessoas que la estao para rezar. Nao ha placas proibindo fotografias.

Um passeio pelas ruelas revela algumas piazzas com cafés, ristorantes e claro.... gelatterias. Em uma dessas ruas que entrei por acaso tentando achar o caminho de volta para o lago encontrei uma Enoteca, a "Enoteca da Gigi", uma loja de vinhos, de economia tipicamente familiar, os atendentes sao pai, mae e filho, apenas o ultimo fala ingles. Foi um dos lugares até agora onde me senti mais a vontade.

Entrei para experimentar uma taça de vinho, ja que estou na Italia, sem dirigir, porque nao!!! Eles me apresentaram um vinho tinto chamado Hierà, de origem siciliano, onde segundo o atendente, é uma regiao vulcanica, com forte presença de minerais. Conhecimentos de vinho a parte (esse nao é o meu forte!!), o vinho era gostoso, mas bom mesmo foi o antepasto que acompanhou a taça: pequenas fatias de pao cobertas com diferentes tipos de pastas, azeitona, alho, pepperoni, entre outras que nao consegui descobrir o nome.

O ambiente estava tao bom, observar pessoas entrando e saindo, comprando garrafas de vinho, ou apenas bebendo taças para experimentar o que levar, que acabei me empolgando e experimentando um proseco. O nome era "Marsuret Valdobbiadene", nossa, que aroma, dava vontade de beber sò pelo cheiro, leve e facil de tomar, para acompanhar pedi um prato de quatro formaggi (quatro queijos), quatro pedaços de diferentes queijos, um melhor que o outro.

Foi nessa hora que eu descobri que amo queijo de cabra, ou melhor o queijo "mormoro" um queijo delicioso que me fazia delirar a cada pedaço, algo indescritivel, que derrete na boca. Se voce passar por Como, exprimente para entender o que eu quero dizer.

Foi a partir da pasta de pepperoni, a qual eu quis identificar para comprar e o deslumbre com o queijo Mormoro que conheci duas italianas criadas na Suiça, que estavam de passagem por Como. Tivemos uma conversa muito agradavel sobre viagens, sobre a Italia, sobre o Brasil, sobre as coincidencias e diferencas de cultura, enfim, pessoas muito agradaveis. E sao estes momentos que me mostram que viajar sozinha, embora tenha suas dificuldades nos permite abrir a alma para conhecer gente nova e aprender algo com cada uma.

Dicas:
passe na Enoteca da Gigi!!
Nao almoce em Brenate (nada contra se quiser), mas ha restaurantes mais interessantes no centro da cidade, embora mais caros!
Ande pela cidade, nao paga nada e voce ainda tem boas surpresas!
Ah, e cuidado, assim como em Milao e muitas cidades da Europa, ha varios ambulantes tentando te empurrar coisas, geralmente livros ou produtos chineses, ou ainda aquela maldita mania de querer enrolar seu braço com uma fita nao sei de que! Fuja disso, nunca tive nenhuma experiencia ruim quanto a isso, mas tambem nunca dei muita chance! Diga no! non! E saia!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Lago di Como pausa para um Gelatto!!!!

A cidade de Como me parece bem turistica, pelo menos onde estou, a beira do lago, por todos os lugares se ouve de tudo, e quase nada de italiano. Mas olhando bem, pode-se ver algumas maes passeando com seus filhos, de bicicleta, alguns casais se abracando demoradamente, e uma vista encantadora.

A viagem de Milao a Como demorou cerca de 1 hora e meia. Segui a dica de um amigo, e peguei o trem a partir da estaçao de Cadorna, o que foi melhor, pois na estaçao central eu teria que esperar atè 11:40, e peguei o trem em Cadorna as 10:40. O preço do "biglietto" é de 4,05 euros e aparada final fica na estaçao do Lago di Como, quando voce sai da estacao esta praticamente de frente para o lago.

Andando uns poucos metros para a direita é possivel encontrar um "Furnicolare", aqueles bondinhos verticais que levam de um lugar baixo a um lugar alto. O Furnicolare leva a Brunate, que fica logo acima de Como. A vista do lago e da cidade na viagem é impagavel!

Dica, espere um bondinho mais vazio, ou fique logo na frente para sentar nas janelas do lado direito, quem fica do lado esquerdo ou em pé perde a vista! Mas se isso acontecer nao se preocupe, voce vai ter uma vista fantastica ao chegar em Brunate.

Ha varios restaurantes, tanto em Brunate perto do Furnicolare, quanto em Como, em volta ao lago. Ja que estava com fome, almocei uma pizza em Brunate, no Ristorante di Alice, um local simples, e com um preco razoavel frente ao que venho pagando em Milao,  € 8.50 por uma pizza do tamanho de um prato grande e uma coca-cola, em Milao pelo mesmo prato e duas coca-colas paguei €23,00.

Ah, e o melhor de tudo.....Gelatto!!!!! Indo da Estaçao para o lado esquerdo hà muitas, mas muitas, muitas mesmo, gelatterias, é sò escolher. Dica: pegue dois sabores! Ao contràrio dos nossos sorvetes, eles nao servem uma bola sobre a outra, mas sim, uma do lado da outra, assim voce pode ir lambendo o sorvete e misturando os sabores... hoje experimentei stracciatella e fiordilatte, uma delicia (Flocos e Leite).

Para descansar um pouco parei um ciber café para atualizar o blog, mas nao foi fàcil de achar, a maioria das pessoas nao sabe onde fica (pelo menos pra quem eu perguntei), assim, se precisar, este fica perto da primeira piazza que voce encontra andando para o lado esquerdo da estacao, na via do lago, ao final da praca, vire a esquerda.

é isso!!! Ainda estou devendo algumas informaçoes, mas a medida que puder vou acrescentando!!!

Vou continuar meu passeio por Como, e amanha as 11 da manha sigo para Genova!!!

(Desculpem a falta de acentos, mas ainda nao me entendi com o teclado!!! rs)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Amanha eh dia de Como...

Hoje fui a vários lugares:
Palazzio reale
Duomo
Galeria vitorio emanuele
Castelo sforcezo

Tentei ir ver o cenacolo vinciano - a ultima ceia, mas infelizmente descobri aqui que eh necessário agendar visita, uma pena! Depois posto algumas impressões sobre estes lugares e o contato para reserva.

Amanha na programação eh ir para Como!

No hotel Bernina em Milao...

Bem, a parada final do ônibus pra mim foi perfeita porque o hotel que eu escolhi fica do outro lado da placa d'aosta, praça que fica na frente da estação. Andei muito pouco ate me localizar e achar o hotel.

Dica, ao sair do ônibus fique de olho na sua mala. Não aconteceu nada comigo. Nem vi acontecer com ninguém, mas quando o ônibus para todo mundo desce e vai pegando sua mala, como não há identificação de bagagem, bem, enganos podem acontecer, certo? Ouro cuidado que se deve ter eh com os diversos carregadores, com carrinhos que se oferecem e cobram por este serviço. De você como eu, tem malas com todinhas, e da conta de carregar sozinha mesmo com um buraco ou desnível de calcada, vale economizar os euros e responder: no, grazie!

Sobre o hotel...

Como tinha postado antes escolhi o hotel Bernina. Quando fiz a escolha foi puramente pela localização. Mas agora que conheci, recomendo. Eh um hotel 3 estrelas então não eh luxuoso, mas eh bem limpo e agradável. O quarto em que estou eh para apenas uma pessoa, com cama de solteiro e banheiro particular. Como fiz opção por um quarto econômico, o meu não tem ar condicionado, mas tem ventilador e tenho 1 hora de wi-fi por dia. Vale ressaltar também o staff, principalmente o Alex, um brasileiro super prestativo e atencioso.

Chegando em Milao

Cheguei em Milao as 4 da tarde de ontem, no aeroporto de Malpensa.
Foi bem tranqüila a passagem pela imigração. A única diferença para os outros países foi após pegar a bagagem. Já havia passado pela imigração, meu passaporte já há ia sido carimbado com a entrada, mas antes de sair foi necessário passar por uma vistoria de mala. Um policial se identificou, fez algumas perguntas sobre a minha viagem, quanto tempo ficaria e o motivo da viagem e pediu que eu abrisse a mala. Depois de apalpa-la e verificar o que eu trazia ele me liberou. Mas nada constrangedor. O policial foi bastante educado e cortez. Achei interessante observar um pastor alemão que acompanhava atentamente com cara de policial bravo todos os passageiros que passavam!

Recebi uma dica muito boa que testei e aprovei.
No aeroporto de Malpensa há um ônibus estilo exedifico que sai do aeroporto e para em fieira do milano e na estacione centralle. Custa 7,50 euros e êh bem fácil de pegar. Logo no desembarque há um escritório que vende o bilhete ou ainda vc pode adquirir diretamente com o pessoal de colete que fica do lado do ônibus. Para se ter uma idéia perguntei no hotel e por um taxi eu teria gasto Cerca de 50 euros. A bagagem fica no porta-malas do ônibus e vc Pega de volta ao final da viagem.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Esta chegando a hora, e hora de partir....

Finalmente chegou o dia...malas prontas, com tudo o que e necessário e mais um pouco, muita expectativa e ansiedade!!!
Agora e só esperar o vôo para Guarulhos, que esta um pouco atrasado.

Enfim, Italia aqui vou eu!!!!