domingo, 31 de outubro de 2010

Enquanto pesquiso....

Sei que andei um pouco sumida, alguns dias foram por questão de trabalho e outros porque ando lendo e procurando material, mas sem escrever muito. Quando conseguir compilar melhor os dados que tenho pesquisado vou complementando os posts sobre as cidades do roteiro.

Bem, mas até lá, estive pensando em algo que li em uma reportagem sobre viagens, infelizmente não recordo em qual delas!! E é algo que eu queria fazer particularmente em relação à Itália.

Sempre vemos filmes ou lemos livros a respeito de diversos lugares, e muitas vezes por causa desses livros ou filmes nos apaixonamos pela idéia de visitar determinada cidade.

Um exemplo típico é Nova York e o Empire State Building, em cinco segundos você pode pensar em pelo menos três filmes que remetem a este prédio:

  • King Kong: a imagem do gorila gigante subindo aquele prédio enorme  
  • Sintonia de Amor (Sleepless in Seatle) e a famosa cena do garotinho esperando que o pai (Tom Hanks) e a garota sonhadora de Nova York (Meg Ryan) encontrem-se e apaixonem-se no topo do prédio no dia dos namorados
  • Tarde demais para esquecer (An Affair to remember): um dos romances mais citados como cliches de filmes para mulheres, um casal que marca um encontro para 6 meses no topo do Empire State Building 
No entanto, quando chegamos ao destino de nossas viagens, nem sempre essa lembrança nos vem a cabeça e deixamos escapar sensações que só recordamos quando voltamos de viagem e vemos menção a esses filmes. bem, pelo menos foi o que aconteceu comigo, quando voltei de Nova York!

Assim, para tentar aproveitar um pouco mais a viagem para a Itália e considerando que há bastante tempo, decidi construir um tópico só para relacionar filmes, livros e reportagens de revistas que eu tenha visto ou que alguém possa sugerir.


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Milão - Parte I

Tendo em vista que vou voar utilizando milhagens, só tenho como opção chegar à Itália por Milão. Assim, decidi começar pesquisando o que fazer por lá.

No blog que citei no post anterior há várias informações, no entanto, eu prefiro primeiro fazer um pequeno resumo, e depois se achar necessário incluir mais detalhes.

Vou utilizar como esquema os campos de uma planilha que um amigo me passou de uma viagem que fez (obrigada Cláudio Zago), pois dá uma idéia geral sobre a cidade, com algumas adaptações, é claro!!!


Milão - Parte I

O que tem para ver? (Atrações Turísticas)

Il Duomo:  também encontrado como "Duomo di Milano" e traduzido para o português como a "Catedral de Milão". Mais informações em:

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Partida...

Até decidir quais as cidades que vou visitar e se vou ou não fazer o curso, decidi começar a agrupar informações sobre as cidades que planejei visitar.

Aqui cabe uma pesquisa geral: internet, guias impressos, revistas de viagens dicas de amigos que já viajaram para o país de destino, blogs de outras pessoas que como eu vão ou foram para a Itália.

Na relação de links ao lado, listei alguns blogs que achei interessantes, inclusive o "tô indo pra Itália", do Márcio, que apesar de não conhecer pessoalmente, me tornei uma fã, já que parece ser alguém tão empolgado quanto eu para planejar viagens. O roteiro dele é um pouco diferente do que eu tracei, mas naquele blog você vai encontrar muitas informações sobre vôos, metrô, trens, pontos turísticos das cidades que ele pretende ir.

Quanto a ida para a Itália, há várias opções de vôo: TAM, TAP, Lufthansa, Continental, United Airlines, Alitália.  Quando viajo eu costumo fazer algumas cotações em sites como Decolar ou Submarino Viagens para ter uma noção de preços e horários, cotar com uma agência de viagens como a CVC ou a Tam Viagens também é uma boa idéia. Vale apena gastar um pouquinho de tempo e fazer uma planilha de comparação, vendo a melhor relação custo x benefício.

Viajar para o exterior nunca é uma opção muito barata, por mais que se tente economizar, mas algumas coisas devem ser levadas em conta na hora de comprar a passagem:

Comprar a passagem mais barata nem sempre é a melhor alternativa: 
às vezes a alternativa mais barata também é aquela com o maior número de escalas, por exemplo vi uma passagem Brasília - Milão cujo tempo de vôo é 37 horas e 52 minutos, sai de Brasília para o Rio, do Rio para Atlanta (detalhe como passa pelos Estados Unidos você vai precisar de visto, apesar de não ficar por lá) e de Atlanta para Milão.Além de perder quase dois dias entre aeroportos, você chega tão cansado ao destino que não consegue aproveitar!

Tamanho do assento: acredite ou não isso faz muita diferença! Depois de 14 a 20 horas de vôo, tempo médio das viagens para a Itália pelo que pesquisei, suas pernas e sua coluna agradecerão um espaço a mais nos assentos. Claro, não estou falando em viagem de primeira classe, em assentos que reclinam 180 graus, mas há diferença entre as companhias. Para pessoas mais cheinhas como eu ou ainda pessoas altas, recomendo ainda consultar com antecedência a companhia escolhida sobre assentos maiores. Há poucos disponíveis e geralmente as pessoas reservam antes.

Programas de Fidelidade: acumular milhas no cartão de crédito é possível, mas um pouco difícil dependendo do seu nível de gasto mensal, de uma forma ou de outra, se você possui algum plano de milhagem mas não conseguiu utilizar seus pontos nesta viagem, não esqueça de pedir a pontuação para o vôo da viagem atual, acredite, por mais que você pense que não vai viajar de novo, vai acabar acontecendo e esses pontos farão falta!! Se for usar a pontuação, o ideal é fazer a reserva com antecedência! Para se ter idéia, no ano passado ao viajar para Nova York tive dificuldade em achar vôos com milhagem para o horário e data que queria e tive que fazer algumas alterações nos meus planos por causa disso!
Blog interessante sobre o assunto: http://joaokepler.blog.br/?p=2109

Bem, no meu caso, eu consegui acumular as milhas necessárias para a Itália, então esta será a minha opção, o que é bom pois reduz meus gastos de viagem!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Roteiro...

Definir um roteiro de viagem nunca é fácil. Quando você viaja em grupo há sempre negociações de onde ir e preferências a atender, mas mesmo viajando sozinha a negociação é difícil, só que a disputa é entre você, o  tempo disponível para a viagem e a quantidade de lugares a conhecer.

Por mim eu ficaria um ano na Itália e viajaria calmamente por cada cidade, mas sejamos sensatos, nem mesmo em uma vida se conhece um país inteiro, sempre haverá algo que se deixou de ver, até mesmo porque as cidades não ficam paradas no tempo, por mais tombamentos que possuam.



Assim, a primeira idéia foi:

Milão > Como > Verona > Veneza > Gênova > Florença > Pisa > Siena > Roma > Vaticano > Nápoles > Pompéia > Capri > Riomaggiore > Manarola > Milão > Brasil


Fotos Panoramio por: Thhe.dk, Eduardo Marchón e Alberto Zupardi

É claro que para chegar a essa listagem fiz um monte de cortes como: Assis, Arezzo, Turim,Pádova, a ilha da Sardenha, entre outros lugares encantadores, mas já que existe limitação e neste caso estamos falando de 26 dias em terra (desprezando dois dias - ida e volta - de avião)!

Comecei a repensar meus planos de viagem... 

No começo a minha idéia era curtir a Itália e não apenas ir aos pontos turísticos, e, uma viagem por 15 cidades em 26 dias é quase que uma viagem de excursão, onde você vai aos principais lugares, tira foto, entra no onibus e "next please"!!

Então uma alternativa diferente me ocorreu: 
Por que não um curso ??? 

Isso! Talvez duas semanas em alguma das cidades maiores como Gênova, Florença ou Roma, e o restante da viagem em algumas das demais cidades!!

Aproveito para viver um pouco do dia-a-dia da cidade, conheço pessoas de diferentes lugares e ainda aprendo alguma coisa!!

Vou começar a pesquisar, se alguém tiver alguma dica que possa me passar é só deixar um post!!!

domingo, 24 de outubro de 2010

O Começo de tudo....

Viajar para a Itália sempre foi um sonho pra mim. Antes eu tinha um pouco de medo de viajar para o exterior porque nunca encontrava companhia, além daquele velho problema: quando achava alguém para viajar, estava sem grana, quando o dinheiro aparecia, as companhias já tinham desistido. 

Em 2006, conheci uma pessoa que mais tarde se tornaria uma grande amiga e que na época estava planejando uma viagem à Europa com uma outra amiga. Vi em uma de nossas conversas uma oportunidade de viajar e me inseri no seu planejamento de viagem.

Como meu período de férias seria maior que o delas, resolvi ir antes e voltar depois, o que me proporcionou uma experiência controlada de estar sozinha em um outro país. Por fim descobri que não é nenhum bicho de sete cabeças!! A barreira da língua tão temida por muitos dos viajantes de primeira viagem é vencida com um pouco de inglês ou gestos e o fato de estar só às vezes proporciona oportunidades de conhecer diferentes pessoas e ter experiências únicas que você jamais teria se tivesse viajado com um grupo de amigos ou uma excursão.

Naquela época não estava incluído no roteiro ir à Itália, e o sonho ficou para depois. Agora passados quatro anos e mais algumas viagens vividas, chegou a vez de realizá-lo!

Assim.....

Itália, aqui vou eu!!!!