terça-feira, 26 de outubro de 2010

Partida...

Até decidir quais as cidades que vou visitar e se vou ou não fazer o curso, decidi começar a agrupar informações sobre as cidades que planejei visitar.

Aqui cabe uma pesquisa geral: internet, guias impressos, revistas de viagens dicas de amigos que já viajaram para o país de destino, blogs de outras pessoas que como eu vão ou foram para a Itália.

Na relação de links ao lado, listei alguns blogs que achei interessantes, inclusive o "tô indo pra Itália", do Márcio, que apesar de não conhecer pessoalmente, me tornei uma fã, já que parece ser alguém tão empolgado quanto eu para planejar viagens. O roteiro dele é um pouco diferente do que eu tracei, mas naquele blog você vai encontrar muitas informações sobre vôos, metrô, trens, pontos turísticos das cidades que ele pretende ir.

Quanto a ida para a Itália, há várias opções de vôo: TAM, TAP, Lufthansa, Continental, United Airlines, Alitália.  Quando viajo eu costumo fazer algumas cotações em sites como Decolar ou Submarino Viagens para ter uma noção de preços e horários, cotar com uma agência de viagens como a CVC ou a Tam Viagens também é uma boa idéia. Vale apena gastar um pouquinho de tempo e fazer uma planilha de comparação, vendo a melhor relação custo x benefício.

Viajar para o exterior nunca é uma opção muito barata, por mais que se tente economizar, mas algumas coisas devem ser levadas em conta na hora de comprar a passagem:

Comprar a passagem mais barata nem sempre é a melhor alternativa: 
às vezes a alternativa mais barata também é aquela com o maior número de escalas, por exemplo vi uma passagem Brasília - Milão cujo tempo de vôo é 37 horas e 52 minutos, sai de Brasília para o Rio, do Rio para Atlanta (detalhe como passa pelos Estados Unidos você vai precisar de visto, apesar de não ficar por lá) e de Atlanta para Milão.Além de perder quase dois dias entre aeroportos, você chega tão cansado ao destino que não consegue aproveitar!

Tamanho do assento: acredite ou não isso faz muita diferença! Depois de 14 a 20 horas de vôo, tempo médio das viagens para a Itália pelo que pesquisei, suas pernas e sua coluna agradecerão um espaço a mais nos assentos. Claro, não estou falando em viagem de primeira classe, em assentos que reclinam 180 graus, mas há diferença entre as companhias. Para pessoas mais cheinhas como eu ou ainda pessoas altas, recomendo ainda consultar com antecedência a companhia escolhida sobre assentos maiores. Há poucos disponíveis e geralmente as pessoas reservam antes.

Programas de Fidelidade: acumular milhas no cartão de crédito é possível, mas um pouco difícil dependendo do seu nível de gasto mensal, de uma forma ou de outra, se você possui algum plano de milhagem mas não conseguiu utilizar seus pontos nesta viagem, não esqueça de pedir a pontuação para o vôo da viagem atual, acredite, por mais que você pense que não vai viajar de novo, vai acabar acontecendo e esses pontos farão falta!! Se for usar a pontuação, o ideal é fazer a reserva com antecedência! Para se ter idéia, no ano passado ao viajar para Nova York tive dificuldade em achar vôos com milhagem para o horário e data que queria e tive que fazer algumas alterações nos meus planos por causa disso!
Blog interessante sobre o assunto: http://joaokepler.blog.br/?p=2109

Bem, no meu caso, eu consegui acumular as milhas necessárias para a Itália, então esta será a minha opção, o que é bom pois reduz meus gastos de viagem!

Um comentário:

  1. Oi Ana, obrigado pela menção do meu blog no seu texto... já estou seguindo você e seu blog já está na lista de links do meu... e Itália: lá vamos nós!!! Abração e SUCESSO!!!

    Márcio - http://www.toindoparaaitalia.blogspot.com/

    ResponderExcluir