domingo, 21 de novembro de 2010

Aula de Italiano

Embora eu tenha planejado estudar italiano por duas semanas em Florença, venhamos e convenhamos não há graça nenhuma em entrar numa turma de iniciantes nivel 1, não é mesmo?  

Para chegar sabendo pelo menos o básico me matriculei em uma turma de italiano intensivo. É apenas por um mês, mas já dá pra tirar as primeiras dúvidas sobre pronúncia e algumas frases importantes para qualquer viajante.

Além disso, tem um livro que eu gostei muito e recomendo para quem tiver interesse, chama-se "Italiano Passo a Passo", da Editora Martins Fontes, autor: Charles Berlitz. Ele traz as principais situações que um turista pode passar e os diálogos são transcritos com a frase em italiano, uma frase de como se lê e a tradução, então mesmo com a ausência de recursos de audio, o livro dá uma boa ajuda.

É claro que há várias opções neste sentido, mas confesso que foi o que eu mais gostei.

Depois que comecei a assistir às aulas percebi que aquela idéia de que é fácil entender italiano pela proximidade da língua com o português é bem falsa.

Claro, há muita coisa que nos permite compreender uma ou outra palavra, e muitas realmente lembram a construção em português, mas tive a oportunidade de ouvir um diálogo entre a minha professora (italiana, de Turim) e o coordenar da escola (também italiano, não sei de que cidade). Da conversa inteira, tudo que consegui pescar foi a palavra "café". 

Assim como nós, no dia a dia eles falam rápido e com contrações de palavras, muuuuuitas palavras aglutinadas, daí vem boa parte da dificuldade, além da existência dos falsos cognatos... alguém aí sabia que "andare" é "ir" e não "andar"?!!! E que "caldo" é quente e não aquela sopa mais rala que tomamos quando está frio?!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário