sábado, 23 de abril de 2011

.... i dopo uno vino!!!

Como me surpreendeu ainda mais apos a pausa para o gelatto!

Andando pelo centro da cidade, vi o quanto Como é acolhedora, uma cidade pequena, tipicamente turistica, com comerciantes de boa vontade.

Passei pela Catedral de Como, e definitivamente ela é belissima, uma das mais bonitas em que ja estive, e olha que sempre costumo visitar catedrais. Essa é toda em pedra branca, com detalhes em ouro, e em formato de cruz. Nao se paga para entrar como acontece em algumas igrejas, mas vale lembrar que se deve manter silencio em respeito as pessoas que la estao para rezar. Nao ha placas proibindo fotografias.

Um passeio pelas ruelas revela algumas piazzas com cafés, ristorantes e claro.... gelatterias. Em uma dessas ruas que entrei por acaso tentando achar o caminho de volta para o lago encontrei uma Enoteca, a "Enoteca da Gigi", uma loja de vinhos, de economia tipicamente familiar, os atendentes sao pai, mae e filho, apenas o ultimo fala ingles. Foi um dos lugares até agora onde me senti mais a vontade.

Entrei para experimentar uma taça de vinho, ja que estou na Italia, sem dirigir, porque nao!!! Eles me apresentaram um vinho tinto chamado Hierà, de origem siciliano, onde segundo o atendente, é uma regiao vulcanica, com forte presença de minerais. Conhecimentos de vinho a parte (esse nao é o meu forte!!), o vinho era gostoso, mas bom mesmo foi o antepasto que acompanhou a taça: pequenas fatias de pao cobertas com diferentes tipos de pastas, azeitona, alho, pepperoni, entre outras que nao consegui descobrir o nome.

O ambiente estava tao bom, observar pessoas entrando e saindo, comprando garrafas de vinho, ou apenas bebendo taças para experimentar o que levar, que acabei me empolgando e experimentando um proseco. O nome era "Marsuret Valdobbiadene", nossa, que aroma, dava vontade de beber sò pelo cheiro, leve e facil de tomar, para acompanhar pedi um prato de quatro formaggi (quatro queijos), quatro pedaços de diferentes queijos, um melhor que o outro.

Foi nessa hora que eu descobri que amo queijo de cabra, ou melhor o queijo "mormoro" um queijo delicioso que me fazia delirar a cada pedaço, algo indescritivel, que derrete na boca. Se voce passar por Como, exprimente para entender o que eu quero dizer.

Foi a partir da pasta de pepperoni, a qual eu quis identificar para comprar e o deslumbre com o queijo Mormoro que conheci duas italianas criadas na Suiça, que estavam de passagem por Como. Tivemos uma conversa muito agradavel sobre viagens, sobre a Italia, sobre o Brasil, sobre as coincidencias e diferencas de cultura, enfim, pessoas muito agradaveis. E sao estes momentos que me mostram que viajar sozinha, embora tenha suas dificuldades nos permite abrir a alma para conhecer gente nova e aprender algo com cada uma.

Dicas:
passe na Enoteca da Gigi!!
Nao almoce em Brenate (nada contra se quiser), mas ha restaurantes mais interessantes no centro da cidade, embora mais caros!
Ande pela cidade, nao paga nada e voce ainda tem boas surpresas!
Ah, e cuidado, assim como em Milao e muitas cidades da Europa, ha varios ambulantes tentando te empurrar coisas, geralmente livros ou produtos chineses, ou ainda aquela maldita mania de querer enrolar seu braço com uma fita nao sei de que! Fuja disso, nunca tive nenhuma experiencia ruim quanto a isso, mas tambem nunca dei muita chance! Diga no! non! E saia!

2 comentários: